A Criação Do Centro Cultural São Paulo (1975-1985)

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A criação do Centro Cultural São Paulo (CCSP), de Francis Manzoni
Em um livro conciso e claro, Francis Manzoni narra com precisão a história de uma das mais importantes instituições culturais do Brasil contemporâneo. Ele reconstrói as interações dos agentes políticos, administrativos e artísticos, as correntes de ideias e as controvérsias que atravessaram e presidiram a criação e os primeiros anos do Centro Cultural de São Paulo, o CCSP.
Este livro também propõe uma história mais ambiciosa. Ele mostra que, do projeto à criação, esse centro cultural não é apenas uma inovação arquitetônica e cultural, mas está enraizado nos profundos movimentos da política brasileira nos anos 1970 e 1980, e procura encarnar um novo impulso, um Brasil moderno capaz de competir com as outras grandes nações.
Daí a referência ao Centro Beaubourg, em Paris, que também encarnou uma nova concepção de cultura e moderni - dade na França, em um contexto político bem diferente. Como às vezes acontece, a cultura, através dessa nova instalação, foi encarregada de apesentar uma nova visão do país em relação à evolução do mundo.
A força deste projeto, com sua beleza e suas qualidades funcionais, como mostra brilhantemente Francis Manzoni, reside em apresentar uma visão do Brasil adaptada ao retorno à democracia, alguns anos mais tarde.
Philippe Urfalino
Diretor de pesquisa no Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS) e
Diretor de pesquisas na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)